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Sistema de Gestão Escolar |
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Dias Abertos da Ciência nas escolas sanjoanenses No âmbito do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua Divisão de Educação, está a promover, em cada escola do 1.º ciclo e do pré-escolar da rede pública, os “Dias Abertos da Ciência”.
Todos os alunos destes níveis de educação e ensino participam nestas atividades, agendadas de 16 a 27 de maio, cada dia numa escola diferente, sendo levadas a cabo pelas professoras de ciências contratadas pelo Município.
Na passada segunda-feira, a vereadora da Educação da autarquia sanjoanense, Irene Guimarães, acompanhou o início destes “Dias Abertos da Ciência”, tendo destacado a importância do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, que constitui um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio.
“O objetivo principal é desenvolver atividades educativas e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social”, assinala a vereadora, adiantando que, dessa forma, é dado um contributo “para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo”.
As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudando o aluno a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo. Proporciona-se, assim, a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e cidadania ativa.
O programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” é desenvolvido por técnicos superiores das áreas da Biologia, Geologia, Ciências da natureza, Física e Química, contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira. × ![]() |

[sabia que...] Direitos dos Consumidores nas Comunicações Eletrónicas Hoje, 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
Assinalada esta data, vale a pena recordar a todos os consumidores e empresas os seus Direitos na Contratação de Serviços de Comunicações Eletrónicas:
1. Direito de escolha; 2. Direito à informação contratual antes e durante a vigência do contrato; 3. Direito à igualdade, lealdade e boa fé na contratação; 4. Direito a condições contratuais claras, facilmente legíveis e não abusivas; 5. Direito a ofertas com diferentes períodos de fidelização (6, 12 e 24 meses) e ofertas sem fidelização; 6. Direito à qualidade na prestação do serviço; 7. Direito à faturação detalhada; 8. Direito ao cumprimento integral do contrato; 9. Direito a reclamar; 10. Direito a recorrer à arbitragem (necessária) para resolver o seu conflito de consumo; 11. Direito à rescisão do contrato, em determinadas situações; 12. Direito à privacidade e proteção dos dados pessoais.
Tem dúvidas? Contacte o Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de S. João da Madeira através do e-mail consumidor@cm-sjm.pt |

[formação] Terapia pela arte para docentes No âmbito do projeto “CoronART”, integrado no programa europeu Erasmus +, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira vai promover uma formação de “Terapia pela arte” dirigida a professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Assim, em parceria com o Centro de Arte Oliva, as instalações deste equipamento cultural irão receber uma ação de 12 horas dividas pelos dias 16, 18 e 21 de maio dinamizadas pela Dra. Lara Soares, Mestre em Prática e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Esta formação articula estratégias e metodologias das práticas artísticas com processos e instrumentos das experiências pedagógicas, permitindo ao docente um outro olhar, mais abrangente, transversal e integrador da estética, do bem-estar e da motivação no trabalho, surgindo como necessidade de abertura da escola e do espaço pedagógico às potencialidades culturais locais.
Assim, ao longo desta iniciativa promove-se a reflexão partilhada (entre docentes e outros agentes culturais) sobre as práticas letivas, sobre os estudantes e as suas exigências, sobre conceitos e motivações, para que os professores fiquem munidos de ferramentas e procedimentos possibilitadores de uma prestação harmoniosa e motivadora dos seus alunos, facilitando o alcançar dos objetivos de aprendizagem de forma mais eficaz.
O projeto CoronART irá incluir uma outra ação de formação, a realizar no final de junho, contando também um grupo de professores da Hungria. |

[família] A guerra na escolha de alimentos A guerra entre a Ucrânia e a Rússia está a ter repercussões à escala mundial. Segundo a FAO, em 2021 a Rússia e a Ucrânia estavam entre os três principais produtores de milho, trigo e óleo de girassol, representando um terço das exportações globais de cereais.
Apesar de não serem expectáveis falhas no retalho alimentar, resultado do aumento dos combustíveis, da redução da produção de cereais e da substituição de algumas leguminosas, tudo faz prever o aumento dos preços de alguns alimentos.
Assim, é fundamental o respeito pelo equilíbrio alimentar pois uma grande parte da população tem consumos energéticos acima das suas necessidades.
Deste modo, sugerimos a adoção das seguintes estratégias:
- Análise prévia aos alimentos que ainda possui em casa;
- Elaboração da lista de compras;
- Não ir às compras com fome
- Avaliar as promoções e ver até que ponto são mesmo promoções;
- Analisar os produtos de marca branca, pois existem excelentes opções;
- Verificar os prazos de validade.
Texto: Equipa do projeto "Crescer bem e saudável" Imagem: Google |

[sabia que...] 9 de maio: Dia da Europa Hoje, 9 de maio de 2022, celebra-se o Dia da Europa. Sabes o que representa?
Todos os anos, a 9 de maio, os europeus celebram o Dia da Europa, uma data comemorativa que serve para homenagear o ponto de partida da integração política e económica do continente e a paz alcançada, resultante de um esforço coletivo de décadas.
A data remonta a 1950, quando Robert Schuman, na altura ministro dos Negócios Estrangeiros de França, fez uma declaração histórica a propor que França e a Alemanha - duas nações com uma longa e sangrenta história - juntassem a produção do carvão e do aço.
Com isso em mente, Schuman queria acelerar a modernização dos dois países depois da devastação económica e da carnificina humana resultantes da Segunda Guerra Mundial e evitar uma potencial corrida de concorrência desleal.
Ao tornar essas indústrias críticas tão intricadas, o ministro francês tinha um objetivo maior: tornar uma nova guerra materialmente impraticável.
"A solidariedade na produção assim estabelecida deixará claro que qualquer guerra entre França e a Alemanha se torna não só impensável, como também materialmente impossível", disse Schuman, ao ler a sua declaração na Sala do Relógio do Quai d'Orsay em Paris, a 9 de maio de 1950.
Schuman deixou a porta aberta para outros países entrarem a bordo e alcançarem uma Europa genuinamente unida – uma ambição perseguida durante o período entre guerras que entrou em colapso sob o peso dos interesses nacionais.
A iniciativa de Schuman foi bem-sucedida. O chanceler da Alemanha Ocidental, Konrad Adenauer, disse sim quase instantaneamente.
Ideia de Europa unida avança para a União Europeia
Um ano depois, a 18 de abril de 1951, representantes de França, Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo assinaram o Tratado de Paris e estabeleceram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), uma organização pioneira baseada no princípio do supranacionalismo.
No âmbito da CECA, os Estados-nação começaram a reunir as competências soberanas zelosamente guardadas e a transferi-las para uma série de instituições europeias: uma Alta Autoridade independente, uma Assembleia Comum de parlamentares nacionais, um Conselho Especial de ministros nacionais e um Tribunal de Justiça.
O assessor próximo de Schuman, Jean Monnet, que agora é considerado o cérebro por trás da declaração histórica, foi nomeado o primeiro presidente da Alta Autoridade.
Os benefícios económicos da CECA, como o mercado livre de impostos e controlos aduaneiros para o carvão e o aço, convenceram os Estados-Membros a ir mais longe e a trazer mais setores e áreas políticas para o mandato supranacional.
A CECA evoluiu progressivamente, primeiro para a Comunidade Económica Europeia e, mais tarde, para a União Europeia.
As quatro instituições originais acabaram por se transformar na Comissão Europeia, no Parlamento Europeu, no Conselho Europeu e no Tribunal de Justiça da União Europeia que hojeA evolução constante do projeto político, como a humanidade nunca tinha visto, cimentou o estatuto da Declaração de Schuman como a verdadeira génese da integração europeia.
"A Europa não será feita de uma só vez, ou de acordo com um único plano. Será construída através de conquistas concretas que primeiro criem uma solidariedade de fato", disse o estadista francês no seu discurso.
Reunidos em Milão em 1985, os chefes de estado e de governo decidiram nomear oficialmente o 9 de maio como o Dia da Europa para celebrar a paz e a unidade no continente.
A ocasião tornou-se um dos principais símbolos da União Europeia, juntamente com a bandeira das doze estrelas, o slogan "In varietate concordia" - "unidos na diversidade" - e o hino, que é baseado na "Ode à Alegria", de Beethoven.
O tratado de 2004, que estabelece uma Constituição para a Europa, pretendia transformar os símbolos em emblemas oficiais, mas a disposição foi abandonada após o fracasso do processo de ratificação.
Curiosamente, apenas dois países, o Luxemburgo - onde Robert Schuman nasceu em 1886 - e o Kosovo - um estado de fora da União Europeia com aspirações de se juntar ao bloco - estabeleceram o Dia da Europa como feriado nacional. Na Roménia, a data com o dia da independência, enquanto a Croácia e a Lituânia reconheceram legalmente o dia, mas sem torná-lo feriado.
Os restantes Estados-Membros celebram o Dia da Europa de forma comemorativa, hasteando bandeiras e organizando diversos eventos. Em Bruxelas, as instituições europeias abrem as portas durante o dia, o que já não acontecia há dois anos seguidos por causa da pandemia de Covid-19. Os funcionários das instituições europeias têm um dia de folga.
Este ano, no Dia da Europa haverá a cerimónia de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, um exercício de um ano que reuniu cidadãos e legisladores com o propósito de reformar a estrutura política do bloco.
Duas celebrações da Europa e dois dias de vitória O Dia da Europa não é o único feriado comemorado a 9 de maio e, com a guerra da Ucrânia em curso, todos os feriados que caem nesta data deverão assumir um novo significado.
"A invasão russa recorda-nos por que estamos a comemorar o Dia da Europa. Foi o dia em que nossa Europa pacífica, próspera e unida nasceu", disse Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, num comunicado divulgado antes de se assinalar a data. "Setenta e dois anos mais tarde, a Europa está mais forte e mais unida do que nunca."
Para além da integração europeia, o 9 de maio é comemorado em outras partes da Europa por outro motivo: a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi em 1945.
O Dia da Vitória é hoje assinalado como feriado nacional em países como a Rússia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e Israel. Na Moldávia, a fação pró-UE tende a comemorar, antes, o Dia da Europa.
No resto da Europa, o Dia da Vitória é comemorado um dia antes, a 8 de maio.
A razão pela qual as duas partes do continente celebram o mesmo feriado em duas datas diferentes reside, no entanto, no fato de que a Alemanha nazi assinou a sua segunda e última rendição formal no final de 8 de maio de 1945, quando já era 9 de maio em Moscovo.
Além disso, o Dia da Europa da União Europeia não é o único Dia da Europa.
O Conselho da Europa, uma organização internacional com poder limitado cujo mandato se concentra na defesa dos direitos humanos e da democracia, celebra o próprio Dia da Europa quatro dias antes, a 5 de maio, para marcar a fundação do Conselho.
A entidade abrange todas as nações europeias com exceção da Bielorrússia, Rússia, Cidade do Vaticano e Kosovo.
[Fonte: EURONEWS] |

[família] A importância da amizade na infância A amizade e a convivência com outras crianças têm um papel muito relevante para o desenvolvimento infantil, sendo uma importante ferramenta para a saúde emocional das crianças. A possibilidade de troca de interações com outros da mesma idade abre espaço para a aprendizagem de competências interpessoais essenciais para a vida em sociedade, como a comunicação, a lealdade, a confiança, a empatia, entre outras, agindo como fator de proteção social, trazendo benefícios para a autoestima e para o bem-estar da criança. Por outro lado, possibilitam o contacto com a competitividade, desavenças e diferentes opiniões, questões que as ajudarão a encarar de forma mais assertiva todas as relações futuras.
Assim, podemos identificar diversos efeitos positivos de ter amigos na infância, nomeadamente: - compreender o conceito de comunidade (a criança constrói uma sensação de pertença a um grupo); - pensamento colaborativo (a construção de amizades ajuda no entendimento da importância de dividir, no suporte mútuo, no desenvolvimento da empatia); - aprender a lidar com novas emoções (conviver com pessoas diferentes despertará novos tipos de emoções).
Texto: Equipa do projeto “Intervir, Convergir e Construir” Imagem: Google |

[DICA DECO] Convite a um estilo de vida positivo, sustentável e mais saudável Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos. Em resultado dessas escolhas diárias, cada um de nós, individualmente, é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito estufa lançados sobre o Planeta.
As alterações climáticas estão no topo da agenda dos governos, dos stakeholders, das nossas sociedades, mas a verdade é que dizem respeito a todos nós e à nossa vida privada. São muitas as propostas, as medidas, os desafios lançados aos cidadãos para serem mais “verdes”. Mas ainda há um grande hiato entre as intenções e a consciência e as ações tomadas e os passos concretos para nos tornarmos consumidores mais sustentáveis. São muitas as mensagens contraditórias ou catastrofísticas e a abundante informação nem sempre é clara ou verdadeira, o que nos faz sentir impotentes para resolver este problema, levando a que muitas pessoas se sintam frustradas no seu esforço para fazer opções mais sustentáveis. Neste projeto, acreditamos que é possível ser sustentável sem termos de ser super-heróis e super-heroínas que sacrificam tudo. Acreditamos que é preciso cada uma e cada um de nós refletir, procurar, começar, conversar, partilhar e testar, assim, progressivamente construindo e descobrindo o seu estilo de vida sustentável, à medida das suas preferências e possibilidades. Esta é a proposta do PSLifestyle – Positive and Sustainable Lifestyle: construir estilos de vida positivos e sustentáveis. O projeto pretende chegar a 4 milhões de cidadãos europeus, criando um movimento de cidadãos pela sustentabilidade, com especial foco em 4 dimensões: habitação, alimentação, mobilidade e consumo. Neste projeto, os cidadãos são cocriadores de uma ferramenta para “Inspirar vidas sustentáveis” e podem participar ativamente em todas as fases do projeto, desde o planeamento, à avaliação e à sua melhoria. O projeto abrirá um espaço de participação dos cidadãos com a realização de 6 Laboratórios Vivos, convidando desde já os consumidores a participar e a fazer parte desta cocriação conjunta onde todos nos possamos rever e estar incluídos, a codesenvolver novas visões para uma vida melhor e mais sustentável. Para criar uma vida melhor para todos, dentro dos limites ambientais, vamos juntos pensar, visionar e criar soluções que tornem essa visão uma realidade! As partilhas feitas nestes workshops contribuirão para a melhoria da ferramenta online PSLifestyle. A ferramenta tem como objetivo ajudar as pessoas a ganharem consciência do nosso impacto no meio ambiente e apoiar a mudança nos nossos comportamentos do dia a dia. Os primeiros 2 Laboratórios Vivos são já a dia 30 de abril e 7 de maio, no espaço Heden, em Santa Apolónia, Lisboa! Temos muitas surpresas para estes dias de cocriação e co-design que contam com a participação de Sofia Guedes Vaz, a autora do Podcast ECOSOFIA-X.
1º Laboratório Vivo | 30 de abril Estilos de vida sustentáveis em Portugal: Caminhos e desafios. (9h30-12h30).
2º Laboratório Vivo | 7 de maio Sabe qual é a sua pegada carbónica? Teste e desenhe a ferramenta online PSLifestyle (9h30- 12h30).
Os Participantes dos Laboratórios Vivos tornar-se-ão Embaixadores Europeias e Embaixadoras Europeias para Estilos de Vida Positivos e Sustentáveis.
Pode seguir-nos através das redes sociais em no Twitter @PSLifestyle_EU e no LinkedIn. Tem perguntas? Contacte-nos em pslifestyle@deco.pt.
Artigo partilhado pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor de S. João da Madeira consumidor@cm-sjm.pt |

Semana da Terra em S. João da Madeira Prosseguiu a Semana da Terra de S. João da Madeira, evento promovido pela Câmara Municipal, que conta com um grande envolvimento de escolas, associações e instituições do concelho, bem como dos cidadãos em geral.
Ao longo da semana, sanjoanenses de diferentes faixas etárias têm participado em muitas atividades comunitárias em benefício da sua terra, com uma tónica acentuadamente ambiental e social.
O programa tem passado por vários pontos do concelho, entre os quais o Parque do Rio Ul, onde se realizaram atividades nesta sexta-feira, que foram acompanhadas pelo vice-presidente da Câmara Municipal, José Nuno Vieira, responsável pela área do ambiente na autarquia, e pela vereadora da Educação, Irene Guimarães.
Recorde o programa aqui: https://www.cm-sjm.pt/files/files/PROGRAMA_semanadaterra_2022_.pdf |
Versão: 1.16.10.0 |
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