 |
Sistema de Gestão Escolar |
 |
|

[saiba que...] Dia 27 de março: Dia Mundial do Teatro O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. Para comemorar a data decorrem neste dia espetáculos teatrais com condições especiais e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.
O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.
Origem da data
A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.
Teatro em Portugal
Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano. "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.
Exemplos de grandes peças de teatro mundiais:
· O avarento, Moliére
· Salomé, Oscar Wilde
· Esperando Godot, Samuel Becket
· Macbeth, Shakespeare
· Édipo, Sófocles
· Quatro quartetos, T. S. Eliot
· Volta ao lar, Harold Pinter
· A morte do caixeiro viajante, Arthur Miller
· A Santa Joana dos Matadouros, Bertolt Brecht
· Estado de sítio, Albert Camus × ![]() |

[saiba que...] Dia 26 de março: Dia do Livro Português O Dia do Livro Português é comemorado em 26 de março. A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.
Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”. Entre os grandes livros da literatura portuguesa destacam-se:
1. Os Lusíadas – Luís de Camões 2. Os Maias – Eça de Queirós 3. Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco 4. Mensagem – Fernando Pessoa 5. Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente 6. Memorial do Convento – José Saramago 7. Sermão de St. António aos Peixes – Padre António Vieira 8. Peregrinação – Fernão Mendes Pinto 9. As Pupilas do Senhor Reitor – Júlio Dinis 10. Bichos – Miguel Torga 11. Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett 12. Aparição – Vergílio Ferreira 13. Rimas – Bocage 14. O Livro de Cesário Verde – Cesário Verde 15. Clepsidra – Camilo Pessanha 16. Gaibéus – Alves Redol 17. Balada da Praia dos Cães – José Cardoso Pires 18. Mau Tempo No Canal – Vitorino Nemésio 19. As Mãos e os Frutos – Eugénio de Andrade 20. A Sibila – Augustina Bessa-Luís 21. Pena Capital – Mário Cesariny 22. O Medo – Al Berto 23. A Colher na Boca – Herberto Helder 24. Felizmente Há Luar! – Luís de Sttau Monteiro 25. Sinais de Fogo – Jorge de Sena 26. Charneca em Flor – Florbela Espanca 27. Poesia – Sophia de Mello Breyner Andresen |

[agenda] Festival de Teatro de 26 de março a 23 de abril A partir de domingo, 26 de março, e até 23 de abril, vão passar pela Casa da Criatividade e pelo auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira duas dezenas de peças de teatro, representadas, maioritariamente, por grupos de S. João da Madeira. No total, serão perto de 300 pessoas em palco. Esses são números da 15.ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira, uma organização do projeto Espaço Aberto, da Escola Serafim Leite, e da Câmara Municipal de S. João da Madeira, em parceria com a comunidade educativa e associativa do concelho. “Um fenómeno notável de participação cultural e cívica e de envolvimento comunitário”, como destaca o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira.
Pode adquirir a sua entrada através da bilheteira online BOL (https://casadacriatividade.bol.pt/), na Torre da Oliva, Paços da Cultura, Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.
A programação completa do 15.º Festival de Teatro de S. João da Madeira pode ser consultada online, nomeadamente no site da Casa da Criatividade (www.casadacriatividade.com/festival-de-teatro). |

[agenda] "Autismo: conhecer para incluir" 24 de março, 18h00, na Escola Básica de Fundo de Vila.
O Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento, presente desde a infância e de carácter permanente, que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos. Expressa-se de diferentes formas em diferentes pessoas, podendo apresentar uma grande variabilidade de sintomas, desde os mais leves até aos mais graves. Apesar de ainda não existir cura para o autismo, sabe-se que o diagnóstico e intervenção precoces podem alterar o curso do desenvolvimento e melhorar significativamente o prognóstico da doença.
Para promover a reflexão e dinamizar esta temática, a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira organiza a sessão “Autismo: Conhecer para Incluir”, convidando, para o efeito, a psicóloga Dra Inês Velhote.
Esta iniciativa realizar-se-á no próximo dia 24 de março, pelas 18 horas, na EB1/JI de Fundo de Vila, em São João da Madeira, aberta a qualquer interessado no tema.
Esta sessão integra o projeto “SJM Educa +”, resultado de uma parceria da Câmara Municipal de S. João da Madeira e da Federação Concelhia das Associações de Pais.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1rWoxRvZc33nwbefKigpOpoDsLOlzYOVfmVnjFzuMShg/viewform?edit_requested=true |

[família] A importância de brincar ao ar livre Brincar é essencial ao desenvolvimento da criança. Brincar deveria ser obrigatório para todos os pequenos seres humanos que habitam o planeta. Brincar ao ar livre não é exceção!
Hoje em dia verifica-se um aumento significativo nas dificuldades de atenção e concentração, problemas de coordenação motora, lacunas na perceção espacial, dificuldades de controlo emocional, ansiedade, entre muitas outras problemáticas. Se, por um lado, a nossa sociedade está mais alerta para as questões infantis, por outro lado, o número excessivo de horas em frente aos ecrãs, sentados em sala de aula, ocupados com inúmeras atividades extracurriculares e fechados em casa, impede as nossas crianças de desenvolverem competências essenciais ao seu equilíbrio físico, emocional e psicológico.
Brincar ao ar livre não só favorece o desenvolvimento motor e sensorial como traz um conjunto de benefícios fundamentais para a criança. O contacto com a natureza e a brincadeira ao ar livre permite a brincadeira não estruturada, a estimulação da motricidade grossa e do equilíbrio, promove a audição e a visão, relaxa, entre muitos outros benefícios.
É ainda importante que a criança corra riscos controlados, adequados à sua idade. A natureza é o local ideal, uma vez que proporciona um riquíssimo conjunto de estímulos não estruturados e liberdade de movimento. Sendo que a segurança infantil é fundamental para qualquer criança, é também relevante que ela se confronte com algum grau de risco que lhe permita estimular e aperfeiçoar as suas competências físicas e emocionais. A superação de dificuldades e desafios possibilita ainda uma boa autoestima e autoconfiança.
Seria importante que a criança tivesse a possibilidade diária de brincar ao ar livre. Andar descalço, interagir com animais, fazer jardinagem, trepar árvores, apanhar frutas, caminhar na areia, são apenas algumas das inúmeras possibilidades de contacto com a natureza. Mas mais importante ainda é ser-lhes permitido usufruir do ar livre sem brincadeiras estruturadas, tendo a criança o poder de decisão.
Texto: Equipa do projeto "SJM Educa +" Imagem: Google |

[saiba que...] Dia 20 de março: Início da Primavera O início da primavera em 2023 verifica-se em Portugal a 20 de março, segunda-feira. Na primavera temos dias mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante desta altura do ano é mesmo o colorido trazido pelas flores.
Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.
Mudança de hora na Primavera
O horário muda na primavera, o que acontece no último domingo de março. Nesse dia, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora (60 minutos) para se entrar no horário de verão.
É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio muda à meia-noite, quando deve-se adiantá-lo uma hora (60 minutos).
Equinócio da Primavera
Entende-se por equinócio da primavera o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste). Quando este acontecimento decorre em março, ele recebe o nome de equinócio da primavera no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul o equinócio da primavera tem lugar em setembro.
Coisas deliciosas para fazer na Primavera
· Caminhadas
· Passeios de bicicleta
· Desporto ao ar livre
· Piquenique
· Campismo
· Viagem
· Fotografias da natureza |

[agenda] Alimentação saudável: da teoria à prática O Agrupamento de Centros de Saúde vai realizar, em parceria com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga e a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, uma atividade intitulada "Alimentação saudável: da teoria à prática".
A atividade terá três sessões, uma em cada Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira: a primeira irá decorrer no dia 22 de março, pelas 18 horas, na Escola Secundária Oliveira Júnior.
Entrada livre! |

Inscrições abertas para a interrupção letiva da Páscoa A Câmara Municipal de S. João da Madeira informa que já se encontram abertas as inscrições para o programa de AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família) da educação pré-escolar na interrupção letiva da Páscoa. Também estão abertas as candidaturas para o programa de refeições escolares no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
Como habitualmente, as inscrições devem ser efetuadas via internet, através do Portal Educa (separador ‘Inscrição’) até 26 de março.
Os Encarregados de Educação que não possuam as credenciais de acesso devem solicitá-las através do endereço de correio eletrónico educacao@cm-sjm.pt ou através do telefone 256 200 200 (opção 4 – operadora automática).
Os Encarregados de Educação sem condições de procederem à inscrição via internet, devem contactar o Gabinete de Atendimento da Câmara Municipal no horário normal do expediente. |
Versão: 1.16.10.0 |
|
|
 |
|
|