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Sistema de Gestão Escolar |
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Câmara Municipal apresentou Projeto Educativo Municipal 2023/2024 A Câmara de S. João da Madeira procedeu à apresentação, no auditório do Museu da Chapelaria, do plano de atividades do Projeto Educativo Municipal (PEM) para o ano letivo 2023/2024, cuja elaboração contou com um conjunto alargado de contributos de toda a comunidade educativa.
Na abertura da sessão, realizada no início desta semana, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, saudou as pessoas que participaram na preparação do documento e das mais de 70 propostas que dele constam, destacando a importância do trabalho em rede que é desenvolvido em S. João da Madeira para promover o sucesso educativo. As referências ao alargamento do programa "Lanches Escolares Saudáveis", lançado no último ano letivo pelo Município com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e as novidades introduzidas na plataforma Educa, um serviço online disponibilizado pela autarquia à comunidade escolar, foram duas das tónicas da intervenção de Jorge Vultos Sequeira. O presidente da Câmara realçou também o multiculturalismo que marca cada vez mais a sociedade sanjoanense, um aspeto que, naturalmente, se reflete nas escolas da cidade, onde há cerca de 500 estudantes de outros países, incluindo crianças refugiadas da guerra ou cujas famílias procuram em S. João da Madeira por razões económicas. "São crianças que merecem uma atenção especial, porque não há crianças portuguesas, nem crianças estrangeiras, há crianças, ponto final, parágrafo”, afirmou Jorge Vultos Sequeira, que acompanhou a vereadora da Educação, Irene Guimarães, nesta sessão, na qual esteve igualmente a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e dirigentes de diversos serviços da cidade, além de representantes das escolas sanjoanenses.
Para consultar o PEM 2023/2023, consultar o site da Câmara Municipal de S. João da Madeira (www.cm-sjm.pt), acedendo à secção Educação. × ![]() |

Informações sobre a plataforma para Gestão dos Serviços de Apoio à Família O Município de S. João da Madeira, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, disponibiliza, a partir do ano letivo 2023/2024, uma nova plataforma de Gestão dos Serviços de Apoio à Família, particularmente para as refeições, mas onde vai também poder aceder diretamente aos serviços usufruídos pelo seu educando: extrair faturas, consultar notificações, entre outras funcionalidades.
Numa primeira fase, as famílias terão de registar os seus educandos para terem acesso a refeições escolares, bem como às Atividades de Animação e Apoio à Família do pré-escolar e ao programa de lanches saudáveis do pré-escolar e 1.º ciclo. Na plataforma, as famílias poderão efetuar os carregamentos do seu cartão escolar municipal, com acesso direto a referências Multibanco, MBWay e Payshop.
Disponível desde 2020 para a educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, o EDUCA – http://educa.cm-sjm.pt - vai ser disponibilizado, igualmente, para o 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, fruto da transferência de competências do Ministério da Educação para as autarquias.
O acesso à plataforma pode ser efetuado através de qualquer computador ou telemóvel, com acesso à internet, seguindo o link à esquerda e utilizando os seguintes dados: • nome do aluno • estabelecimento de ensino • utilizador • código de acesso
Os Encarregados de Educação estão a receber um email com as credenciais e todas as informações necessárias para o respetivo registo.
Após efetuarem o login na plataforma, devem de imediato redefinir a password de acesso e, também, proceder à ativação do cartão escolar pré-pago, aceitando as condições do serviço no menu “Cartão Escolar”.
Esta plataforma vai certamente trazer vantagens, exigindo, contudo, uma maior responsabilização para o bom funcionamento e organização dos serviços. Neste sentido, solicita-se que os Encarregados de Educação se certifiquem dos seus dados pessoais e dos respetivos educandos, procedendo às atualizações necessárias.
Os quiosques existentes nas escolas EB 2/3/S também deverão estar ativos para marcação das refeições.
Depois de efetuar o login na plataforma, as famílias ou os alunos poderão, no menu Marcações, fazer a requisição das refeições necessárias para os primeiros três dias. É importante, assim, assegurar a ativação do “cartão escolar” e proceder aos respetivos carregamentos.
Qualquer esclarecimento adicional poderá ser solicitado junto dos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas frequentado pelo/pela seu/sua educando/educanda, junto da Divisão de Educação do Município de S. João da Madeira, via email educacao@cm-sjm.pt ou através do telefone 256 200 200 (opção 4). |

Inscrição: Programa de Lanches Escolares Saudáveis Na sequência do projeto-piloto lançado no decorrer do último ano letivo pela Câmara Municipal, os lanches escolares saudáveis passam a constar do programa de apoios da autarquia de S. João da Madeira em todas as escolas públicas do 1.º ciclo e do pré-escolar, para o ano letivo 2023/24. Esta iniciativa inclui dois lanches saudáveis por dia, sendo necessária inscrição numa primeira fase num formulário online criado para o efeito.
Da ementa dos lanches, que serão servidos nos intervalos da manhã e da tarde, consta diferentes tipos de pão com recheio, fruta, leite e iogurte.
O programa “Lanches Escolares Saudáveis” é promovido pelo Município de S. João da Madeira e conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.
Formulário online para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBbDbh8ENXO9Me40OBoVwMPVMBSsNJD0O0FDXL4j6vwPUSiw/closedform |

Programa Escola Aberta a decorrer até final de agosto Este ano, o programa "Escola Aberta" decorre no Jardim-de-infância do Parque e vai na sua quinta edição. Criado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira em 2019, este programa tem como objetivo proporcionar uma oferta pública da valência de jardim-de-Infância para as famílias que necessitam deste serviço ao longo do mês de agosto, por se encontrarem a trabalhar e não terem a retaguarda de quem possa cuidar dos filhos pequenos neste período de normal encerramento para férias da generalidade dos estabelecimentos educativos.
O programa inclui atividades dinamizadas por técnicos de vários equipamentos culturais do concelho e, ainda, pelas professoras do programa Pequenos Cientistas Sanjoanenses, que realizam oficinas artísticas, criativas e científicas com as crianças participantes. |

[O que fazer nas férias?] Centro de Arte Oliva O Centro de Arte Oliva é um local para o contacto, conhecimento e interpretação das artes visuais dos séculos XX e XXI. É a única instituição do país a trabalhar regularmente com arte contemporânea e arte bruta/outsider.
No desenvolvimento da sua missão parte do entendimento que a arte é um campo complexo e desafiante, em permanente revisão e expansão e, como tal, a programação assenta sobre exposições e projetos que possam criar novas interpretações às histórias da arte em construção. Através da sua atividade estruturada nos projetos de exposição, programa educativo e iniciativas colaborativas, procura tornar vital, acessível e participada a relação de todos com as artes.
O Centro de Arte Oliva alberga desde a sua fundação duas coleções particulares em regime de depósito a longo prazo:
- A Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima que incorpora aproximadamente mil e duzentas obras de arte da autoria de duzentos e cinquenta artistas portugueses e cerca de outros tantos internacionais;
- A Coleção de Arte Bruta/Outsider Treger/ Saint Silvestre que integra cerca de mil e quinhentas obras de cerca de trezentos e cinquenta autores de distintas nacionalidades europeias, africanas, americanas e asiáticas.
Para além das exposições realizadas a partir das coleções residentes, o Centro de Arte Oliva apresenta um programa de exposições temporárias. Destaca-se neste mês de agosto: “Gaëlle Rouard: escuridão flamejante”. Gaëlle Rouard trabalha desde 1991 como realizadora, sendo uma autora reconhecida do cinema experimental europeu. No Centro de Arte Oliva a cineasta converte o seu maior projeto até à data, o filme Darkness, Darkness, Burning Bright (2022) num díptico-instalação, dando origem a uma nova abordagem da obra.
Consulte o site do Centro de Arte Oliva para saber o que pode visitar: https://centrodearteoliva.pt/ |

[O que fazer nas férias?] Museu da Chapelaria O Museu da Chapelaria é tutelado pelo Município de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o edifício da mais importante unidade industrial deste ramo de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP), onde viria a ser instalado o Museu.
Conceptualmente orientado para a temática da Indústria da Chapelaria nos seus contornos de produção, comercialização, usos sociais e impacto económico, o Museu da Chapelaria assume-se como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou a história do concelho, mas também a história da industrialização portuguesa.
É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente útil, que evoca múltiplas histórias e memórias, contribuindo para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses.
Neste contexto, o Museu da Chapelaria é o ponto de partida para itinerários culturais que tocam outros pontos de interesse da história da indústria do município e da região, e que alargam o âmbito da visita a outras temáticas, oferecendo aos seus visitantes uma visão mais apurada e interessante da realidade regional.
No mês de agosto tem, ainda, a oportunidade de ver duas exposições temporárias: MODISTAS DE CHAPÉUS. A COLEÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO TRAJE e ILARIUSSS. CHAPELARIA ITALIANA CONTEMPORÂNEA.
Para planear a sua visita, aceda ao site do Museu da Chapelaria em https://www.museudachapelaria.pt/pt |

[O que fazer nas férias?] Museu do Calçado O Museu do Calçado surge de forma inovadora no panorama museológico nacional ao retratar a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do design de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI. Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa e de questionamento permanente.
Dividido em cinco áreas fundamentais, o Museu do Calçado apresenta uma área expositiva dedicada ao fabrico tradicional e outra inteiramente dedicada à produção industrial. Num terceiro momento, o visitante será levado a viajar no túnel do tempo, ficando a conhecer a evolução dos sapatos desde a pré-história até ao final do século XX. Na quarta área expositiva, apresentam-se sapatos produzidos pelos principais designers de todo o mundo e muitas histórias de sapatos notáveis. Finalmente, a última área, é dedicada à produção artística contemporânea, apresentando-se diversas obras de artistas nacionais e internacionais que tiveram como inspiração o sapato.
Neste mês de agosto, está patente a exposição temporária KATHARINA BEILSTEIN: ESCULTURAS EM MOVIMENTO: Katharina Beilstein é uma artista visual alemã que mistura, sem constrangimentos, escultura e design. Inspirada por sapatos reais, cria esculturas que se lhes assemelham na forma mas não na função. “Katharina Beilstein: Esculturas em movimento” é a primeira exposição a solo desta escultora e apresenta calçado, esculturas e joalharia.
Dê uma espreitadela ao site do Museu, antes de planear a sua visita: https://www.museu-do-calcado.pt/ |

[família] Até que ponto valorizar os resultados académicos? Num momento em terminou mais um ano letivo, parece pertinente falarmos sobre o sucesso académico dos mais pequeninos. O que será que define o sucesso académico? Estaremos a falar sobre “tirar boas notas”? Ou estaremos a falar sobre adquirir os conhecimentos propostos?
Acreditamos que, acima de tudo, estaremos a falar sobre adquirir os conhecimentos e sobre o desenvolvimento de competências não só académicas, mas também pessoais e sociais.
Então, as notas são importantes? Sim, as notas são importantes, mas é crucial não as sobrevalorizar, isto é, olhar para uma classificação e, com base nela, elogiar/recompensar ou criticar/punir a criança.
Então, como devemos olhar para os resultados académicos? - Procurar perceber o que é que a criança aprendeu, independente da sua classificação; - Procurar saber aquilo em que teve mais dificuldades, refletir sobre como pode melhorar e auxiliar essas melhorias; - Ajudar a criança a refletir sobre o seu progresso, desenvolvendo o seu espírito crítico e melhoria dos seus métodos; - Criar sentimentos de autoconfiança e autoeficácia, valorizando qualquer melhoria, por muito pequena que esta possa parecer.
No fundo, olhar os resultados académicos de uma forma mais positiva, evitando sobrevalorizar os resultados (sejam eles positivos ou negativos) e utilizá-los para promover a aprendizagem, a autorreflexão, a superação e a autoconfiança das crianças.
Texto: Equipa do projeto “SJM Educa +” Imagem: Google |
Versão: 1.16.10.0 |
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