 |
Sistema de Gestão Escolar |
 |
|

[formação] Jornadas da Educação 2022/2023: inscrições abertas As Jornadas da Educação 2022/2023 estão agendadas para os dias 6 e 7 de setembro. Depois de dois anos num formato que privilegiou a participação “a distância”, a 13.ª edição decorrerá presencialmente na Casa da Criatividade em S. João da Madeira.
Promovidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, esta iniciativa anual terá lugar sob o lema “Educamos para o futuro”. Pretende-se colocar em debate a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI. O evento visa, também, assinalar o início do novo ano letivo através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação.
INSCRIÇÕES ONLINE https://forms.gle/7zkyF93c5coaJqbq9 × ![]() |

[O que fazer nas férias?] Museu da Chapelaria O Museu da Chapelaria é tutelado pelo Município de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o edifício da mais importante unidade industrial deste ramo de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP), onde viria a ser instalado o Museu.
Conceptualmente orientado para a temática da Indústria da Chapelaria nos seus contornos de produção, comercialização, usos sociais e impacto económico, o Museu da Chapelaria assume-se como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou a história do concelho, mas também a história da industrialização portuguesa.
É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente útil, que evoca múltiplas histórias e memórias, contribuindo para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses.
Neste contexto, o Museu da Chapelaria é o ponto de partida para itinerários culturais que tocam outros pontos de interesse da história da indústria do município e da região, e que alargam o âmbito da visita a outras temáticas, oferecendo aos seus visitantes uma visão mais apurada e interessante da realidade regional.
Para quem nunca visitou o Museu, recomendamos que escolha a visita "O mundo mágico dos chapéus". A visita começa mesmo antes de entrar no Museu, quando os visitantes são convidados a conhecer os “Unhas Negras” que os aguardam no exterior do edifício. Aqui começa então a ser contada esta grande História que marcou o processo de industrialização em Portugal no início do século passado.
Para planear a sua visita, aceda ao site do Museu da Chapelaria em http://www.museudachapelaria.pt/pt/home |

[O que fazer nas férias?] Museu do Calçado O Museu do Calçado surge de forma inovadora no panorama museológico nacional ao retratar a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do design de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI. Mais do que uma mera exposição de artefactos, o Museu do Calçado é um espaço de aprendizagem, criatividade e experimentação que exigirá ao seu visitante uma postura interativa e de questionamento permanente.
Dividido em cinco áreas fundamentais, o Museu do Calçado apresenta uma área expositiva dedicada ao fabrico tradicional e outra inteiramente dedicada à produção industrial. Num terceiro momento, o visitante será levado a viajar no túnel do tempo, ficando a conhecer a evolução dos sapatos desde a pré-história até ao final do século XX. Na quarta área expositiva, apresentam-se sapatos produzidos pelos principais designers de todo o mundo e muitas histórias de sapatos notáveis. Finalmente, a última área, é dedicada à produção artística contemporânea, apresentando-se diversas obras de artistas nacionais e internacionais que tiveram como inspiração o sapato.
Neste mês de agosto e até 25 de setembro, está patente a exposição temporária "A Beleza sob a Pele. O Calçado de René van den Berg."
Dê uma espreitadela ao site do Museu, antes de planear a sua visita: http://museu-do-calcado.pt/pt/home |

[O que fazer nas férias?] Centro de Arte Oliva O Centro de Arte Oliva é um local para o contacto, conhecimento e interpretação das artes visuais dos séculos XX e XXI. É a única instituição do país a trabalhar regularmente com arte contemporânea e arte bruta/outsider.
No desenvolvimento da sua missão parte do entendimento que a arte é um campo complexo e desafiante, em permanente revisão e expansão e, como tal, a programação assenta sobre exposições e projetos que possam criar novas interpretações às histórias da arte em construção. Através da sua atividade estruturada nos projetos de exposição, programa educativo e iniciativas colaborativas, procura tornar vital, acessível e participada a relação de todos com as artes.
O Centro de Arte Oliva alberga desde a sua fundação duas coleções particulares em regime de depósito a longo prazo:
- A Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima que incorpora aproximadamente mil e duzentas obras de arte da autoria de duzentos e cinquenta artistas portugueses e cerca de outros tantos internacionais;
- A Coleção de Arte Bruta/Outsider Treger/ Saint Silvestre que integra cerca de mil e quinhentas obras de cerca de trezentos e cinquenta autores de distintas nacionalidades europeias, africanas, americanas e asiáticas.
Para além das exposições realizadas a partir das coleções residentes, o Centro de Arte Oliva apresenta um programa de exposições temporárias.
Consulte o site do Centro de Arte Oliva para saber o que pode visitar: https://centrodearteoliva.pt/exposicoes-atuais/ |

CALENDÁRIO ESCOLAR 2022/2023 No ano letivo 2022/2023, a atividade de todas as turmas da educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário dos três Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira estará dividida em dois grandes períodos ou semestres.
Esta organização semestral estará em vigor pelo terceiro ano consecutivo.
CALENDÁRIO ESCOLAR 2022/2023
1º SEMESTRE
ATIVIDADE LETIVA Início: 13 de setembro Fim: 27 de janeiro INTERRUPÇÕES 14 a 18 de novembro 22 de dezembro a 2 de janeiro 30 de janeiro a 3 de fevereiro
2º SEMESTRE ATIVIDADE LETIVA Início: 6 de fevereiro Fim : 7 de junho (9º, 11º e 12º ano) 15 de junho (5º, 6º,7º, 8º e 10º ano) 30 de junho (Pré-Escolar, 1º ciclo) INTERRUPÇÕES 20 a 22 de fevereiro 6 a 14 de abril NOTA: Durante as interrupções letivas decorrem as reuniões intercalares para avaliação dos alunos. |

Jovens deputados municipais em visita de estudo a Lisboa A edição da Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira de 2021/2022 concluiu com uma visita dos alunos eleitos à Assembleia da República, ao Museu da Presidência da República e aos Paços de Concelho de Lisboa.
Acompanhados por professores dos diferentes agrupamentos das escolas do município, estes estudantes de S. João da Madeira conheceram estes três emblemáticos edifícios da democracia e da república portuguesa, num programa que teve a duração de dois dias, cuja a comitiva foi liderada pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e pela Vereadora da Educação, Irene Guimarães.
O Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, bem como, vários deputados da nação eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, participaram na visita à Assembleia da República, com quem os estudantes mantiveram contacto e tiveram a oportunidade de colocar questões sobre a atividade parlamentar e as decisões que ali são tomadas. A Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira é da responsabilidade da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do município, pretende desenvolver um projeto direcionado a todos os alunos da cidade, do 4º ao 12º anos de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e intervenção social.
Pretende-se, com este projeto, criar um espaço de reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns.
Mais imagens na página de facebook da Câmara Municipal de S. João da Madeira. |

[evento] Feira do Livro de S. João da Madeira A Câmara Municipal de S. João da Madeira organiza a Feira do Livro S. João da Madeira na Praça Luís Ribeiro com abertura agendada para sexta-feira, dia 8 de julho, pelas 12h00.
A Feira decorre ao longo de 3 dias, até 10 de julho.
A Feira do Livro de S. João da Madeira surge no panorama literário com o grande objetivo de aproximar os escritores com os leitores, mas também parte à conquista de novos apreciadores da leitura. Pretende-se uma participação ativa pela valorização dos livros em conjugação com outros eventos literários do concelho.
Como primeiro foco, temos a aposta em atividades mais direcionadas para o público infantil e também para as famílias.
A presença de vários livreiros permitirá uma forte interação regional e a programação em torno da Feira do Livro encaixa perfeitamente nos desígnios do desenvolvimento da literacia e de cidadãos informados, sendo uma aposta da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que vê na literatura um caminho que colabora na formação dos indivíduos e das sociedades. A aposta no futuro implica ser parte ativa na formação de leitores em colaboração com as diversas entidades que interagem nesta área.
Está aí a Feira do Livro de S. João da Madeira, desfrutem, participem, acolham, leiam, sorriam, sempre com a presença dos livros e das palavras.
Da programação infantojuvenil, destaca-se:
Uma conversa com Kátia Santos e Carina Novo, moderada por Carlos Nuno Granja.
Apresentação do livro “Nem leão nem tigre” de Patrícia Macedo e a ilustradora Inna Suyunova, Sessão de contos por Virgínia Millefiori.
Nuno Caravela apresenta a coleção de livros O bando das Cavernas.
Momento musical dirigido às famílias “Fauna e Flora – lengalengas e brincadeiras” com Paulo Coelho de Castro e Tiago Oliveira.
Apresentação de livro com a presença de Ana Paula Oliveira, escritora sanjoanense, Patrícia Macedo e moderação de Rui Guedes, seguindo-se uma sessão de mediação da leitura por Ana Paula Oliveira.
Vários os momentos dirigidos às famílias com sessões de contos proporcionadas por Elizabete Neves “O novelo das emoções”, Saphir Cristal “Trapos com histórias” e oficina de ilustração com Dina Sachse. |

[EVENTO] Imagens das Marchas Populares 2022 Mais de 2000 crianças, docentes e não-docentes, participaram nas Marchas Populares de S. João da Madeira. Princípio IV da Carta das Cidades Educadoras: "A Cidade Educadora estimulará a educação artística, a criatividade e a inovação, promovendo e apoiando iniciativas culturais, tanto de vanguarda, como de cultura popular, como meio de desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico".
VEJA AS IMAGENS NA PÁGINA DE FACEBOOK DA CÂMARA MUNICIPAL EM https://www.facebook.com/municipiosaojoaodamadeira |
Versão: 1.16.10.0 |
|
|
 |
|
|