 |
Sistema de Gestão Escolar |
 |
|

[família] Saiba o que é a Pedagogia Montessori “É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência.” (Maria Montessori).
A pedagogia Montessori é um dos métodos de ensino alternativo com maior visibilidade na atualidade, nos mais diversos cantos do mundo. Esta pedagogia foi desenvolvida por Maria Montessori, uma das primeiras médicas italianas, que em 1987 iniciou a sua carreira de médica assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma.
O método educativo em questão surgiu com base nas inúmeras observações efetuadas por Montessori e pelo seu estudo do desenvolvimento infantil. Tem um foco muito grande nas crianças e nos adolescentes enquanto responsáveis pelo seu processo de aprendizagem.
A pedagogia Montessori é um método científico que pressupõe, entre outros, a existência de turmas de idades mistas, o ambiente preparado e centrado na criança, a aprendizagem efetuada ao ritmo individual de cada aluno, o foco na colaboração e não na competição, a aprendizagem efetuada do concreto para o abstrato, e onde existe liberdade de movimento (a criança pode trabalhar na mesa ou no chão) e possibilidade de escolha da tarefa.
Uma sala Montessori é constituída por diversos materiais, de fácil acesso à criança, que os pode escolher de acordo com as suas preferências e utilizá-los as vezes que desejar. Todo o ambiente é pensado para que a criança possa desenvolver-se de forma completa e incentiva desde muito cedo a sua autonomia. A sala está organizada em cinco áreas principais (com materiais específicos para cada uma delas): linguagem, sensorial, vida prática, matemática e cultura. Em Montessori existe um foco muito grande no respeito pela individualidade de cada criança e na educação para a paz.
Texto: Equipa do “Intervir, Convergir e Construir” Imagem: Google × ![]() |

[saiba que...] Dia 29 de janeiro: o Dia Mundial do Puzzle Este Dia Mundial foi criado em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos, com o objetivo de promover este tipo de jogo no país. Entretanto, a data espalhou-se pelo mundo. Puzzles de todos os tamanhos e feitios estão, assim, em destaque neste dia.
E quem não gosta de brincar com puzzles?
A criança ao fazer um puzzle desenvolve competências como: - Coordenação mão-olho; - Desenvolvimento da motricidade fina; - Fomento da capacidade de observação, análise, atenção e memória visual; - Estimula a aprendizagem e desenvolve a inteligência; - Desenvolvimento de competências sociais. |

Estudantes elegem representantes à Assembleia Municipal Jovem 2022/2023 Está em curso a edição do ano letivo 2022/2023 da Assembleia Municipal Jovem S. João da Madeira. Depois da formação das listas concorrentes, seguiu-se um período de campanha eleitoral, que antecedeu as votações realizadas nesta quinta-feira. Este processo decorre nos três agrupamentos de escolas do concelho – João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite – e do Centro de Educação Integral (CEI), com crianças e jovens dos diferentes graus de ensino a acorrerem às urnas de voto para escolherem os seus representantes na AMJ.
A presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e a vereadora da Educação, Irene Guimarães, acompanharam alguns momentos, que vão permitir a definição da composição das “bancadas” de cada um dos agrupamentos de escolas e do CEI. Os resultados deverão ser conhecidos até ao final do mês.
Serão 36 jovens a ter assento na Sala da Assembleia Municipal para as sessões da AMJ que vão realizar-se no início de março e abril, com o seguinte tema; “ALERTA pela liberdade e pelos nossos direitos”. No final, terão ainda a oportunidade de participar, gratuitamente, numa visita de estudo.
Direcionada a estudantes da cidade, do 4º ao 12º ano de escolaridade, a AMJ é uma iniciativa da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do concelho, visando a promoção do papel cívico e intervenção social de crianças e jovens. Nesse sentido, fomenta a reflexão e o debate sobre temas direcionados à juventude, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns. |

[família] Telemóveis na infância e na adolescência: regras e alertas Com uma presença natural, e cada vez mais inevitável, as novas tecnologias colocam novos desafios a pais e educadores. É natural e legítimo que hoje em dia se questione o impacto que estas têm sobre as crianças e adolescentes. O principal será entender qual a medida certa para que o seu uso não se torne prejudicial.
A partir do momento em que os pais permitem aos filhos o acesso ao mundo virtual, devem estar conscientes da importância de estarem envolvidos no uso que fazem desses aparelhos, estabelecendo regras adequadas e estando atentos aos sinais que indiciam que isso está a afetar negativamente o seu comportamento e desenvolvimento. Não obstante um uso adequado da internet, existem riscos reais e que é importante serem tidos em consideração:
• Dependência ou uso problemático da internet; • Roubo de identidade/perfil; • Abuso sexual; • Problemas neuropsicológicos decorrentes da utilização de redes sociais ou exposição prolongada a outros conteúdos; • Exposição a conteúdos de índole sexual (que pode ter consequências graves no desenvolvimento da sexualidade); • Perturbações de ansiedade/depressão/baixa autoestima.
Sinais de alerta:
A partir do momento em que os filhos têm um telemóvel ou outro acesso à internet, deve-se estar atento a alterações de comportamento: • Isolamento; • Manifestações de irritabilidade, ansiedade ou até agressividade; • Mudanças comportamentais: silêncio, secretismo, mentiras, sobressalto quando surpreendido a usar o telemóvel/tablet; • Desleixo com atividades diárias (higiene, alimentação); • Evitamento/recusa de compromissos offline; • Perda de noção de tempo; • Alterações no desempenho escolar; • Recusa escolar.
Texto: equipa do “Intervir, Convergir e Construir” Imagem: Google |

[agenda] Espetáculo de música e dança “Sonho ao luar” A fim de celebrar a entrada no Ano Novo Chinês (Ano do Coelho), a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro têm o prazer de o convidar para assistir ao espetáculo de música e dança “Sonho ao luar”, pelo grupo “Pensamento Oriental”, realizado no âmbito do projeto de ensino de Mandarim nas escolas do ensino básico de S. João da Madeira.
O evento terá lugar no Auditório da Escola Secundária Oliveira Júnior, no dia 21 de janeiro, às 11h30.
Entrada gratuita. |

[saiba que...] Dia 15 de janeiro: Dia Mundial do Compositor Este dia surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma.
O compositor é o profissional que escreve músicas. Aquele que também interpreta as suas canções é conhecido como compositor ou cantautor.
O que seria da nossa vida sem Música? Obrigado a todos os compositores! |

[família] Ajude os seus filhos a manterem-se seguros quando estão online Quando o tema é internet, os perigos são vários e é preciso olhá-los de frente. Ensinar, vigiar, estabelecer regras e limites. Cada um de nós usa aquelas que considera a melhores táticas para tentar manter os miúdos seguros quando utilizam a internet. Protegê-los de predadores, evitar que sejam expostos a conteúdos impróprios e, claro, impedi-los de nos gastarem o saldo bancário em jogos e apps, muitas vezes desadequados à sua idade.
Limites, precisam-se!
É importante que algumas regras no que toca ao uso das tecnologias e do on-line fiquem definidas. Por exemplo: • os telemóveis podem ser usados durante as refeições? • podem levar o telemóvel ou o tablet para a cama, antes de dormir? • é correto partilhar fotos de outras pessoas nas redes sociais sem lhes pedir autorização? • podem falar online com desconhecidos?
4 dicas úteis:
• Prefira ter o computador numa área comum da casa, como escritório ou sala, em vez do quarto dos miúdos. • Crie perfis diferentes no computador para cada pessoa da casa. Dessa forma, pode usar as ferramentas de controlo de conteúdo de acordo com quem está a usar o computador. • Explique-lhe que, para os jogos on-line, o ideal é criar perfis com alcunhas em vez do nome verdadeiro e escolher fotos de um animal ou duma personagem que goste. • Confirme que atualiza os antivírus e ensine-os a falar consigo antes de fazerem download de conteúdos da internet.
Proteja-se!
1. Suspeite de e-mails ou mensagens de texto com pedidos urgentes de informações pessoais ou financeiras; 2. Em caso de suspeita, contacte a verdadeira instituição, através de contactos oficiais; 3. Nunca envie informações pessoais ou financeiras por e-mail; 4. Não abra links presentes num e-mail suspeito; 5. Atualize periodicamente o seu computador com antivírus, anti-spyware e programas de firewall. 6. Verifique regularmente a sua conta bancária, crédito e débito para garantir que tudo está bem.
Fontes: Visão Júnior - Seguranet; GNR; Centro Internet Segura |

[livro] Sugestões de leitura para os mais pequenos Sugestões infantojuvenis
DOS LÁPIS, COM MUITO AMOR Drew Daywalt (texto) e Oliver Jeffers (ilustração) Nuvem de Letras
Os lápis de cera mais conhecidos do mundo dos livros regressam com uma história às cores, sobre o amor. No mês mais romântico do ano, com o São Valentim à espreita, este livro traz consigo uma mensagem de igualdade e cor que vai certamente enriquecer a gama cromática das vidas de todos os que o descobrirem. O traço de Oliver Jeffers ajuda a dar vida a esta história de lápis de cera fofinhos que, desta vez, não estão revoltados.
QUANDO EU FOR GRANDE Ella Bailey (texto e ilustração) Orfeu Mini
Pequena, pequenina é a Rosa. Esta é a história de um pequeno dinossauro chamado Rosa. Mal nasce depara-se logo com um mundo enorme que a engole e a faz desejar ser grande. No mundo dos dinossauros onde tudo é gigante, Rosa esgueira-se por entre as pernas dos grandes répteis. Num livro quase cinematográfico, com uma personagem rosada de olhos esbugalhados, acompanhamos a vida como ela é: cheia de percalços e desafios. A Rosa é um tiranossauro rex… Agora imaginem o resto! Um livro guloso impossível de parar de ler.
Fonte: Visão Júnior |
Versão: 1.16.10.0 |
|
|
 |
|
|