 |
Sistema de Gestão Escolar |
 |
|

[agenda] Oliva Summer Camp decorre de 10 a 14 de julho A segunda edição do Oliva Summer Camp decorre entre os dias 10 e 14 do mês de julho, estando as inscrições abertas até 23 de junho, através de formulário online, acessível a partir da página da Câmara Municipal de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).
Este campo de férias, destinado aos alunos do ensino secundário, estará centralizado no edifício da Torre da Oliva, mas incluirá também atividades noutros locais, como a Oliva Creative Factory, Casa da Criatividade, Paços da Cultura e Centro de Arte Oliva, para além de uma visita ao campus e laboratórios de investigação da Universidade de Aveiro.
Essa instituição de ensino superior é uma das entidades que colabora no programa do Oliva Summer Camp 2023, assim como a Universidade do Porto, contribuindo para a oferta de atividades preparada, neste âmbito, pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que conta ainda com o envolvimento de outros serviços e setores da autarquia.
Sendo dirigido em especial a jovens com interesse particular pela ciência e pela cultura, o Oliva Summer Camp vem, assim, enriquecer a diversidade de campos de férias que, com outras características, são anualmente realizados em S. João da Madeira, por diferentes associações e instituições. × ![]() |

Pavilhão das Travessas acolheu festa do futebol feminino A Associação de Futebol de Aveiro (AFA), em parceria com o Município de S. João da Madeira, promoveu uma sessão da iniciativa “Festas do Futebol Feminino” da federação portuguesa da modalidade, que decorreu no Pavilhão das Travessas, aproveitando o período dedicado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Alunas do 1.º ciclo das escolas de S. João da Madeira foram as destinatárias desta iniciativa realizada ao abrigo do Programa Grassroots, da UEFA, e sob o slogan "Futebol para TODOS...", no sentido de defender o princípio de igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva.
Irene Guimarães, vereadora da Educação, e José Fonseca, chefe de gabinete do presidente da Câmara, representaram o município neste evento, que constituiu mais uma colaboração da autarquia sanjoanense com a AFA, à semelhança do que vem acontecendo com outras atividades, como o Encontro Anual de Futsal Adaptado do distrito de Aveiro ou o Torneio Interassociações de Futsal Sub 15, que têm tido como palco o Pavilhão das Travessas.
Esse equipamento desportivo apresenta condições únicas para a realização deste género de eventos, possibilitando a utilização simultânea de várias áreas de jogo dentro do mesmo recinto, já que este pavilhão municipal dispõe de quatro campos preparados para a prática de várias modalidades coletivas, entre as quais o futsal.
Esta primeira Festa do Futebol Feminino realizada em S. João da Madeira foi organizada pela AFA em articulação com as divisões da Educação e do Desporto da Câmara Municipal, perspetivando-se que possa vir a ganhar maior dimensão e abrangência em futuras edições, contribuindo para desenvolvimento e promoção da prática desportiva no concelho, em particular no que se refere ao futebol/futsal feminino. |

Transporte gratuito para a Universidade Júnior Transporte gratuito para a Universidade Júnior durante a semana de 17 a 21 de julho de 2023 | Cursos de verão para estudantes entre o 5.º e o 11.º ano | Inscrições abertas.
A Câmara Municipal de S. João da Madeira volta a oferecer o transporte aos alunos que se inscreverem na Universidade Júnior, um programa de cursos de verão dirigido a estudantes com idades entre os 10 e os 17 anos e tem como objetivos principais promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para a escolha de um percurso vocacional e motivando os alunos para a continuação dos estudos no ensino superior.
Os jovens devem solicitar transporte até 10 de junho, preenchendo formulário disponível no site da Câmara Municipal em www.cm-sjm.pt |

[agenda] Dia Mundial da Criança no Pavilhão das Travessas Numa organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira, as crianças do concelho vão viver um dia diferente a propósito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho. E, este ano, as celebrações do dia mais importante para as crianças centralizam-se no Pavilhão das Travessas, e não no Parque do Rio Ul como inicialmente estava previsto devido às condições climatéricas adversas.
Assim, as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico foram convidadas a participar numa maratona de atividades. A festa inclui diversos jogos proporcionados pelos professores de educação física e de expressão plástica das Atividades de Enriquecimento Curricular, incluindo jogos tradicionais, jogos coletivos e muitas brincadeiras. Para além disso, insufláveis vão também, com toda a certeza, deliciar a pequenada.
A festa irá contar também com a participação especial do humorista João Seabra, no âmbito do festival Gargalhão.
As atividades vão decorrer das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 16.30 horas.
Foram convidadas todas as escolas da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas do concelho.
Recorde-se que em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. |

Trabalhos de beneficiação de instalações escolares de Casaldelo e Carquejido A Câmara Municipal de S. João da Madeira avançou com a realização de trabalhos de fecho dos telheiros do Jardim de Infância de Casaldelo e da Escola de Carquejido. Estas intervenções estão em linha com outras realizadas anteriormente noutros edifícios escolares da mesma tipologia, nomeadamente na EB do Espadanal.
O fecho desses cobertos é concretizado pela aplicação de estruturas de alumínio e vidro, com barras de proteção, proporcionando uma maior segurança face a condições atmosféricas adversas. Dessa forma, proporciona-se mais conforto às crianças que aí estudam, em particular durante os intervalos das aulas que coincidam com períodos de chuva e/ou vento.
No decorrer dessas intervenções, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, o vice-presidente, José Nuno Vieira, e a vereadora da Educação, Irene Guimarães, realizaram uma visita de trabalho ao Jardim de Infância de Casaldelo e à Escola de Carquejido. Acompanhados por técnicos municipais, os responsáveis autárquicos inteiraram-se do andamento dos trabalhos, tendo contactado com docentes desses estabelecimentos de ensino e da direção do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. |

[família] As birras como um processo normal do desenvolvimento As birras são, talvez, uma das situações mais desafiantes para os cuidadores, daquelas situações que levam qualquer um a atingir o limite da calma e da paciência.
Antes de mais, importa percebermos que as birras são uma manifestação das emoções das crianças, que ocorrem devido à imaturidade neurológica e que fazem parte do processo de desenvolvimento normal e saudável. Por outro lado, é igualmente importante adquirirmos algumas estratégias para lidar de forma mais positiva com as birras das crianças. - Perceber que a criança não tem maturidade para se autorregular e para lidar com as situações da mesma forma que o adulto; - Perceber que a criança não faz a birra só para “chatear” o adulto; - Colocar-se no lugar da criança; - Manter a calma e tentar, como adulto, não perder também o controlo; - Acolher as emoções da criança, oferecer colo ou um abraço; - Explicar que é normal estarmos tristes ou zangados e ajudar a criança a expressar estas emoções de forma mais adequada; - Em caso de agitação extrema, dar algum espaço à criança para se regular e tentar aproximar-se passado alguns minutos, mas nunca ignorando o que aconteceu.
Texto: Equipa do projeto SJM EDUCA + Imagem: Google |

Estudantes apresentaram ideias de negócio com base no conceito de economia circular As instalações da Sanjotec receberam a sessão de apresentação dos projetos finalistas da fase regional da segunda edição do Concurso de Ideias Atégina, que chegou a todos os Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e ao Centro de Educação Integral (CEI, promovendo a chamada economia circular, baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem, alargando do ciclo de vida dos produtos e preservando o ambiente.
Foram mais de 300 estudantes que participaram neste programa de capacitação, que decorreu de janeiro a abril, tendo resultado num total de 68 ideias de negócio no âmbito da economia circular, desenvolvidas ao longo das várias sessões de trabalho junto da comunidade escolar (do 9º ao 12º ano).
Neste mês de maio, realizou-se, então, a apresentação dos 15 projetos finalistas selecionados, com o 1.º prémio a distinguir a ideia “Minuto Circular”, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior. Na segunda posição, ficou “SP SAVE”, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e, em terceiro, “TECHCYCLE”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.
O Município de S. João da Madeira esteve representado pelo presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, pela presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, pelo vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, e pela vereadora da educação, Irene Guimarães. O Júri avaliador dos projetos finalistas incluiu também a Raisen’Go, uma empresa incubada na Sanjotec. |

Astronomia na Escola para as turmas do 1.º ciclo do ensino básico No âmbito de uma parceria entre o Município de S. João da Madeira e a Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), todas as turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade das escolas do 1.º ciclo aderentes participaram na atividade "Astronomia na escola". Os alunos e as alunas foram "guiadas" pelo astrónomo e divulgador científico José Matos. |
Versão: 1.16.10.0 |
|
|
 |
|
|